PENHORA DO ÚNICO IMÓVEL DE FAMÍLIA EM CASO DE FIANÇA É POSSÍVEL?
01/04/2025 - Fiador / Imóvel bem único de família / Penhora

É tácito que um imóvel único de bem de família é garantido sua impenhorabilidade, conforme previsto na Lei 8.009/90, contra execuções judiciais. Porém, essa proteção não é absoluta. Em determinadas circunstâncias o legislador concedeu exceções que permitem a penhora de um imóvel de bem de família.
De acordo com o art. 1º da Lei n.º 8.009/90:
“O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.”¹
Assim como quase tudo no mundo jurídico, o dispositivo de impenhorabilidade também apresenta exceções e todas devem ser observadas com o máximo de cuidado pelo leitor, visto que é comum a assinatura de termos que podem ser extremamente prejudiciais no futuro, especialmente aqueles que são feitos como “favores” para conhecidos que não costumam cumprir compromissos financeiros e se tornam inadimplentes com facilidade. Porém, neste artigo trataremos apenas sobre a fiança em imóvel locatício.
FIANÇA
Antes de começar a falar dos riscos de ser fiador locatício, gosto de salientar que para que a fiança seja válida, caso o fiador seja casado no regime de comunhão parcial de bens no momento da assinatura do contrato, AMBOS OS CÔNJUGES DEVEM ASSINAR O DOCUMENTO, mesmo que o imóvel tenha sido adquirido antes do matrimônio. Se você está sofrendo uma ação de penhora e não consta a assinatura do seu cônjuge no contrato como fiador, é possível anular a fiança na Justiça.
O advogado e especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, Dr. Rafael Rocha Filho defende que se tornar fiador de outra pessoa é “um dos piores negócios que uma pessoa pode fazer”, não havendo nenhum benefício nisso, apenas grandes riscos.² Isto porque caso você assine como fiador em um contrato de locação, por exemplo, a própria Lei n.º 8.009/90, em seu artigo 3º, inciso VII, apresenta uma ressalva:
“Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: [...] VII – por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.”
Na mesma linha, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, no Recurso Especial n.º 1363368 – MS (2013/0011463-3)³ entendeu que é legítima a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação:
“[…] 7. Assim, o entendimento a ser firmado para efeitos do art. 543-C do CPC, que ora encaminho, é o seguinte: É legítima a penhora de apontado bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, ante o que dispõe o art. 3º, inciso VII, da Lei n. 8.009/1990. 8. No caso concreto, o aresto atacado, ao ter por inválida a penhora sobre bem de família de fiador de pacto locatício, contrariou o aludido inciso VII do art. 3º da Lei n. 8.099/1990, introduzido pelo art. 82 da Lei n. 8.245/1991, bem como divergiu do entendimento ora proposto e já pacificado nesta Corte Superior de Justiça e também do Supremo Tribunal Federal, razão pela qual deve ser reformado. 9. Ante o exposto, conheço do presente recurso especial e dou-lhe provimento para firmar a legitimidade da penhora realizada sobre o bem de família do recorrido. É como voto.”
Como descrito na decisão supracitada, existem súmulas do Superior Tribunal de Justiça e no próprio Supremo Tribunal Federal que já estabeleceram a validez da penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação:
Súmula 549 – STJ
“É válida a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação.”⁴
Tema 1.127 – STF:
“É constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja residencial, seja comercial.”⁵
Portanto, antes de aceitar essa responsabilidade, é recomendável buscar assessoria jurídica para avaliar as consequências do ato e considerar alternativas menos onerosas, como a caução. A precaução pode evitar danos patrimoniais irreversíveis e garantir a segurança jurídica do próprio patrimônio.
REFERÊNCIAS
1. BRASIL. Lei n.º 8.009 de 29 de março de 1990. Dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família. Brasília/DF.
2. FILHO, R. F., Fiador de contrato de aluguel pode perder o seu único imóvel? Jusbrasil. [s.l], 2020. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/fiador-de-contrato-de-aluguel-pode-perder-o-seu-unico-imovel/804676954. Último acesso em: 01/04/2025.
3. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 1.363.368 – MS (2013/0011463-3). Relator: Ministro Luis Felipe Salomão. Brasília, DF, 12 mar. 2014. Disponível em: https://scon.stj.jus.br/SCON/GetInteiroTeorDoAcordao?cod_doc_jurisp=1395562. Acesso em: 01/04/2025.
4. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula 549: É válida a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação. Brasília, DF, 12 maio 2015. Disponível em: https://scon.stj.jus.br/SCON/sumstj/toc.jsp?livre=%27549%27.num.&O=JT. Acesso em: 01/04/2025.
5. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Tema 1.127: É constitucional a penhora de bem de família pertencente a fiador de contrato de locação, seja residencial, seja comercial. Brasília, DF, 8 fev. 2023. Disponível em: https://modeloinicial.com.br/lei/130535/tema-1127-stf/num-1127 Acesso em: 01/04/2025.
Fonte: Rafael F. Garcia (Bacharel em Direito - OAB/SP 528.198)
Outras Notícias

Dividendos em alta: Veja os fundos imobiliários que mais pagam em 2025
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) funcionam como um condomínio de investidores que aplicam recursos em ativos do setor imobil...
VANTAGENS DE MORAR NO CENTRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
1. Acesso imediato a tudo o que importa No Centro, você está a poucos passos de praticamente tudo. E aqui não é for&cced...
Governo amplia acesso ao Minha Casa, Minha Vida com nova faixa de renda
O Governo Federal anunciou nesta semana a criação de uma nova faixa de renda para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, com o ...
CLÁUSULAS RESTRITIVAS NA HERANÇA: ATÉ ONDE VAI O PODER DO TESTADOR?
A preocupação com a preservação do patrimônio familiar após a morte é comum entre titulares que deseja...
A PROTEÇÃO DO TERCEIRO DE BOA-FÉ NAS ALIENAÇÕES IMOBILIÁRIAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAUDE À EXECUÇÃO E A PUBLICIDADE REGISTRAL
É relativamente comum a ocorrência de situações em que um imóvel, embora formalmente disponível para venda, e...
São José do Rio Preto lidera crescimento imobiliário no interior de São Paulo, aponta estudo da ABRAINC
Cidade apresentou crescimento de 255% nos lançamentos; Marília e Sumaré, com altas de 55% e 11%, respectivamente, também s...
VISTORIA INICIAL E FINAL NA LOCAÇÃO: QUEM DEVE PAGAR?
A locação de imóveis é uma prática amplamente difundida no Brasil, regulamentada principalmente pela Lei nº 8....